domingo, 19 de agosto de 2018

cataclismos anunciados

Live Kindly "Ocean Plastic Polution"
As redes sociais espelham o estado do mundo. Assim à semelhança dos plásticos que poluem os mares, a emissão de gases nocivos ou os depósitos de lixo a céu aberto. O mais que se publica é somente poluente e ilustrativo das carradas de inutilidades, pensamentos destrutivos e futilidades que a maioria das mentes produz.
Toda a gente tem opinião sobre tudo, o que é um direito que lhes assiste, sem sombra de dúvida. Contudo, se a maioria se desse ao trabalho de rever as suas publicações e os seus comentários, à laia de revisão da matéria dada, ficariam com certeza chocados com a sua capacidade de despejar raiva, insultos, declarações de falta de fé a propósito de tudo, de produzir julgamentos de valor sem qualquer respeito por aqueles que visam, pela facilidade das suas condenações e pela imagem negativa que dão de si.
Tudo coisas que produziriam o pior dos efeitos se lhes fossem dirigidas. No entanto, não fazem cerimónia em relação aos outros. Não lhes dão o benefício da dúvida, não questionam a veracidade de qualquer publicação, negando totalmente a sua capacidade de contenção e de boa educação.
Se os visados têm um nome público, então é um fartar vilanagem, como se a notoriedade se destinasse apenas a provar que quem a obtém é um alvo fácil e destinado a ser abatido. 
Nos intervalos, publica-se a erudição em dois segundos, com as imagens engalanadas por grandes pensamentos e grandes verdades, citações, anjos, crianças, gatinhos e outros animaizinhos nas suas versões fofas e doces. De médico e de louco todos temos um pouco, mas esta moda de auto-rotulagem através de cultura página cinco parece um show global dos Monty Python, versão ultra económica.
O exemplo vem de cima, claro, com muitos circos e contra-informação a ser profusamente difundida pelos líderes que não se sentem capazes de resistir aos conceitos mais populares de comunicação mediática, sentindo-se na obrigação de produzir publicações diariamente e mesmo que a despropósito.
A verdade é que o mais inofensivo que se observa são as fotografias dos pratos de comida à hora de almoço. Quem, na realidade, quer acreditar que a pior versão de si é a que os outros querem conhecer e admirar?
Sim, o mundo está tal como estamos também, caótico e negativo como a única realidade que somos capazes de imaginar e reflectir, nas redes sociais e fora delas. E se não conseguirmos imaginar nada melhor e reflecti-lo na forma como vemos o que nos rodeia e como agimos, então não nos resta senão o inevitável cataclismo que anunciamos.

Sem comentários: