sexta-feira, 3 de maio de 2019

vozes de burro

"vozes de burro" by MMF

A burrice faz-me engulhos. Não por achar que é uma coisa menor, mas por corresponder a um estado do qual as pessoas levam imenso tempo a sair. É um processo e, na maior parte dos casos, há uma urgência qualquer que nos impacienta e nos impede de ver com maior clareza o obstáculo que enfrenta o protagonista da burrice.
Os burros é que levam as culpas, claro, mas se repararmos bem, a criatura apenas não está pelos ajustes e recusa-se a fazer o que lhe impõem. E isso é de uma grande esperteza. Não participar das necessidades dos outros é uma atitude muito saudável.
Já no caso da natureza humana, invocam-se solidariedades e altruísmos para manipular a vontade individual e inventam-se normas para as tornar legais. Muito nefasto para a saúde pública.
Voltando à burrice, é um estado em que o engano do que parece mais fácil embota a capacidade de raciocínio de quem a pratica. O refúgio na teimosia e nos preconceitos é um sintoma do medo que tolhe a acção. Isso pode levar uma vida a resolver e, honestamente, a nossa vida é pouca para toda a acção que nos propomos. Quanto mais para a limitar à espera da dos outros.
Vozes de burro não chegam ao céu, como se diz. Talvez porque o céu não espere por ninguém ou porque o medo se meta pelo caminho. Vou ver se está lá a minha.

Sem comentários: