"money, money, money" by MMF |
Almas carinhosas e generosas sempre me fizeram o favor de explicar que, para se criar um bom negócio, há que fazer coincidir a oferta com a procura. Depois, conseguir preços que uma maioria possa pagar. E, finalmente, direccionar a oferta para quem tem poder de compra.
Ora, expliquem-me lá como é que Portugal, que só tem uns poucos milhões de pessoas, é um bom mercado? Não será motivo para importar algumas dessas pessoas que andam para aí a fugir das guerras como qualquer mortal de bom senso devia fazer? Famílias inteiras para comprar mais e estimular a nossa economia?
Por outro lado, não estou a ver como é que patrões, que são aquelas pessoas espertíssimas que nos dão conselhos sobre economia, e governos, que têm ases económicos que brilham em qualquer canto do mundo, querem que a economia cresça pagando salários que nem sequer equivalem a uma renda de casa actual.
Como é que as pessoas, reféns de despesas fixas como as da habitação, água, luz, gás e comunicações, têm depois poder de compra para olear a economia?
Como é que ninguém divulga que receita de impostos vem dessas contas fixas de monopólios, muitos deles com moradas fixas noutros países, em vez deste, e o que o Estado ganha e aplica, em nome de todos nós, aqui onde é cobrada?
Por que razão, gente sabida e bem de vida nos quer fazer acreditar, por um lado, que temos de ganhar menos para assegurar uma economia estável, e depois diz que é preciso mais gente, com mais dinheiro para qualquer negócio ser bem sucedido?
Estão a ver causas e efeitos correspondentes nestas questões?
Há um jogo interessante e muito antigo, a Mancala, em que o vencedor, se quiser continuar a jogar, tem de oferecer peças ao seu adversário. Se não o fizer, o jogo acaba e isso, para os entusiastas, é um tiro no pé.
Na economia actual, os vencedores e bem sucedidos perseguem os jogadores menores e não hesitam em afastá-los da corrida sem dó nem piedade. Menos jogadores significam sempre menores possibilidades de manter o jogo a correr.
Agora, digam-me: este é um jogo giro para se jogar? De que servem "bons" jogadores se, às tantas, não houver jogo?
Sem comentários:
Enviar um comentário