quarta-feira, 19 de setembro de 2012

a verdade

A verdade é que não sou, nunca fui e não tenciono ser extremista. Nem sequer de esquerda ou de direita. Nem centrista. Nem nada que alguém me chame e que não tenha pés nem cabeça.
Bem sei que é difícil perder o hábito de chamar nomes às pessoas. Mas não é impossível. É um processo de aprendizagem e posso debitar sobre isso porque, a certa altura da minha vida, compreendi que etiquetar pessoas é chamar-lhes nomes, muitas vezes assim como quem diz palavrões. E a partir daí engajei-me no processo de parar de chamar coisas aos outros. Até a mim.
Por isso, quando me chamam extremista, só têm razão no sentido em que procuro levar as coisas tão longe quanto possível, quando me parece bem e meritório.
Já de esquerda ou de direita, centro, lateral, etc., talvez haja de facto idades em que tudo tem de ser mais 'sim ou não' para todos nós. Mas não cresceu a sério quem não consiga admitir que esquerdas e direitas e outros flancos têm todos os seus méritos e os seus deméritos.
O importante é ver o bom nos outros e compreender que quanto mais bons, mais hipóteses de lhes encontrar os respectivos inversos. Mas é assim a vida, um pacote de opostos que nos ensina a beleza de escolher e do livre arbítrio.
Já na política, que é o assunto a propósito do qual vem esta prosa, no momento actual é de grande maturidade entender que já ninguém vê as coisas a preto e branco. Que a altura não é de recorrer aos padrões da passada Guerra Fria, mas sim entender o esboço de novos modelos e abraçar novas propostas.
Além disso, está bom de ver que qualquer extremismo exige boas pernas, prontas para correr à frente de cargas policiais e outras reacções quejandas, coisa que não se coadugna com o inexorável avançar da idade. Prova da sensatez da Natureza, que trata de divorciar a boa condição física de uma maior acuidade mental, abrandando os excessos e remetendo-os para idades em que menos males podem causar sem a ajuda da experiência.
As flores, a contemplação, a tranquilidade e a cabeça nas nuvens sempre estiveram mais de acordo com as minhas expectativas de vida, os projectos e a felicidade com que me comprometo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

criar a nossa realidade

all rights reserved by Marita Moreno Ferreira
As cores têm o soberbo efeito de produzir sentimentos de conforto, tranquilidade, alegria, expectativa, energia. É bom sentir que temos capacidade para produzir novas realidades e torná-las parte de nós e da nossa vida. É assim que me sinto hoje, cercada por um jardim de luz e cor.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

amizades olguianas

"Friends" - by Marita Moreno Ferreira
Os afectos são uma enorme parte da minha vida. Senti-los tem a mágica virtude de me lembrar o lado bom da vida, que é onde quero estar. Hoje, aniversário de uma grande amiga, reservei-lhe este 'boneco' para lhe desejar a maior felicidade que ela conseguir aguentar.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

semáforo emocional.

Alguém teve a brilhante ideia de desenhar este semáforo. Simples e genial. Todos nós temos um semáforo destes e não lhe ligamos nenhuma. Quando está verde, em vez de avançarmos com confiança, porque sentimos que está tudo bem, hesitamos. Por que razão, se está tudo certo e não podíamos estar melhor?
Quando alguma coisa nos diz que devemos abrandar também não prestamos atenção. Ficamos com os cabelos em pé, custa-nos a abrir a boca para dizer seja o que for, mas o que fazemos? Continuamos...
Quando a coisa nos bate fundo e nem vontade nos dá de levantar de manhã, mesmo assim, recusamo-nos a ver a sinalização e não fazemos nada para fugir dali a sete pés.
O que é que se passa connosco, afinal? Quando é que deixámos de dar ouvidos ao que sentimos, aos preciosos sinais de trânsito que temos cá dentro? Por que razão pedimos um sinal dos céus, uma epifania, um milagre, se temos o sistema a funcionar dentro de nós e não o usamos?

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

escrever

Hoje apetece-me escrever. À antiga, com um lápis afiado e num caderno de linhas, para sentir o riscar da ponta de carvão na folha. Gosto de lápis porque me transmitem segurança. Se escrever o que não quero, posso apagar e emendar o erro. As canetas são mais definitivas. Mesmo que se risque o que não se quer, fica o registo do erro, como um mapa de falhanços. Olha-se para as folhas e estão lá marcados todos os tropeços do caminho. Só que nada é definitivo, por isso, escrevo a lápis. A lápis sente-se o desenho das letras. Sabemos, com certeza, que estamos a desenhar uma realidade letra a letra. Controlamos o desenho da nossa escrita, da nossa história. Hoje vou escrever a lápis e desenhar uma fracção da minha história.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

foi Adão que mordeu a maçã...

Que se passa realmente quando alguém acha que outra pessoa deve gostar de se sentir assediada, insultada, ameaçada e desrespeitada? O que faz alguém sair de um lugar do mundo onde não tem liberdade para ir para outro local onde ela existe e aí pode, por seu turno, ameaçar a liberdade dos outros? E o que fazem os que não concordam com isso?


Documentário de Sofie Peeters sobre o assédio às mulheres nas ruas de Bruxelas.
E o que ganha um ser humano com a sua falta de respeito para com os outros? O mesmo, basicamente. Fazendo vítimas, escolhe para si idêntico papel. O que os homens fazem às mulheres é, infelizmente, uma afirmação de como se sentem: frágeis e permeáveis a todas as tentações. Acho que foi Adão que mordeu a maçã e não o contrário.

domingo, 5 de agosto de 2012

para onde foi a cultura?

Imagem daqui
As páginas de cultura desapareceram dos jornais (depois afligem-se que eles acabem...). Aqui há uns anos, e não foram muitos, todos tinham páginas de cultura, que distinguiam entre as várias disciplinas, artes plásticas, literatura ou livros, cinema, teatro, televisão. Agora, nem online se descobrem notícias. Até o Expresso, que tanto se acha e em tempos se exibia no café para demonstrar o alto estatuto intelectual de quem o lia, carregou no Delete dessa desinteressante rubrica. As suas sugestões culturais resumem-se aos filmes, norte-ameriacanos, claro, porque já ninguém vai ao Nimas nem ao Quarteto, onde as fitas não passam em volumes de som que têm de se sobrepor ao barulho de trincadelas de pipocas e sorveduras de gasosas.
O Correio da Manhã, sempre considerado um subproduto da imprensa, é dos poucos que ainda mantém a palavra Cultura nos seus separadores, como parte do Lazer. O Público também, mas é escusado tentar divulgar o esforço de escritores, artistas plásticos e outros trabalhadores culturais, porque o enfoque é geralmente dado aos subsídios, aos famosos depois de mortos, às fundações e às guerras dos gangues organizados que se apoderaram dos postos 'culturais' ainda existentes e com direito a algum dinheiro. Não tentem encontrar aí sugestões e opiniões sobre livros, exposições, peças ou iniciativas meritórias. O artista tem de aparecer na televisão para merecer honras de artigo ou entrevista. Mesmo assim, o mais provável é que a escrita seja sobre a sua vida pessoal e não sobre o seu trabalho, que provavelmente ninguém conhece. O Diário de Notícias tem uma secção de Artes onde também é impossível divulgar seja o que for, além de óbitos célebres e onde os fait divers fazem as vezes de noticiário cultural. 
Quanto às revistas e jornais gratuitos e aos seus digests de títulos com mais de duas linhas, é melhor nem falar. Há uns anos chamavam-se Breves e Foto-legendas às notícias que hoje enchem papel com grande prejuízo para o meio-ambiente e saúde mental de quem tem a pretensão de que lê.
Queixam-se de que a imprensa está a desaparecer? Mas que fez a imprensa nas últimas duas décadas para criar e conquistar leitores? Nada. Só colhe quem semeia. Quiseram transformar a imprensa num produto altamente rentável subtraindo-lhe todas as características que a tornavam única e enchendo as redacções de estagiários não remunerados. Boa sorte.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

arte sem crise


A arte, a criatividade, nunca entram em crise nem deixam de ter adeptos. Nem durante conflitos bélicos, nem colapsos económicos, nem desastres naturais. Há uma disposição natural nos artistas que os faz levantar de todas as quedas e continuar a criar. Por instinto, sabem que aquilo em que sonham é para concretizar e fazem-no toda a vida, especialmente nos momentos difíceis. Não é complicado de entender e é um exemplo a seguir.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

106 observatórios

Também não sabia que havia tantos:



Observatório do medicamentos e dos produtos da saúde
Observatório nacional de saúde
Observatório português dos sistemas de saúde
Observatório vida
Observatório do ordenamento do território
Observatório do comércio
Observatório da imigração
Observatório para os assuntos da família
Observatório permanente da juventude
Observatório nacional da droga e toxicodependência
Observatório geopolítico das drogas
Observatório do ambiente
Observatório das ciências e tecnologias
Observatório do turismo
Observatório para a igualdade de oportunidades
Observatório da imprensa
Observatório das ciências e do ensino superior
Observatório da comunicação
Observatório das actividades culturais
Observatório local da Guarda
Observatório de inserção profissional
Observatório do emprego e formação profissional
Observatório nacional dos recursos humanos
Observatório regional de Leiria
Observatório permanente do ensino secundário
Observatório permanente da justiça
Observatório estatístico de Oeiras
Observatório da criação de empresas
Observatório têxtil
Observatório da neologia do português
Observatório de segurança
Observatório do desenvolvimento do Alentejo
Observatório de cheias
Observatório da sociedade de informação
Observatório da inovação e conhecimento
Observatório da qualidade em serviços de informação e conhecimento
Observatório das regiões em reestruturação
Observatório das artes e tradições
Observatório de festas e património
Observatório dos apoios educativos
Observatório da globalização
Observatório do endividamento dos consumidores
Observatório do sul Europeu
Observatório europeu das relações profissionais
Observatório transfronteiriço Espanha-Portugal
Observatório europeu do racismo e xenofobia
Observatório dos territórios rurais
Observatório dos mercados agrícolas
Observatório virtual da astrofísica
Observatório nacional dos sistemas multimunicipais e municipais
Observatório da segurança rodoviária
Observatório das prisões portuguesas
Observatório nacional da diabetes
Observatório de políticas de educação e de contextos educativos
Observatório ibérico do acompanhamento do problema da degradação dos povoamentos de sobreiro e azinheira
Observatório estatístico
Observatório dos tarifários e das telecomunicações
Observatório da natureza
Observatório da qualidade
Observatório da literatura e da literacia
Observatório da inteligência económica
Observatório para a integração de pessoas com deficiência
Observatório da competitividade e qualidade de vida
Observatório nacional das profissões de desporto
Observatório nacional da dança
Observatório da língua portuguesa
Observatório de entradas na vida activa
Observatório europeu do sul
Observatório de biologia e sociedade
Observatório sobre o racismo e intolerância
Observatório permanente das organizações escolares
Observatório médico
Observatório solar e heliosférico
Observatório do sistema de aviação civil
Observatório da cidadania
Observatório da segurança nas profissões
Observatório da comunicação local
Observatório de jornalismo electrónico e multimédia
Observatório urbano do eixo atlântico
Observatório robótico
Observatório permanente da segurança do Porto
Observatório do fogo
Observatório da comunicação
Observatório da qualidade do ar
Observatório do centro de pensamento de política internacional
Observatório ambiental de teledetecção atmosférica e comunicações aeroespaciais
Observatório europeu das PME
Observatório da restauração
Observatório de Timor Leste
Observatório de reumatologia
Observatório da censura
Observatório do design
Observatório da economia mundial
Observatório do mercado de arroz
Observatório da DGV
Observatório de neologismos do português europeu
Observatório para a educação sexual
Observatório para a reabilitação urbana
Observatório para a gestão de áreas protegidas
Observatório da sismologia
Observatório nacional das doenças reumáticas
Observatório da caça
Observatório da habitação
Observatório do emprego em portugal
Observatório Alzheimer
Observatório magnético de Coimbra

terça-feira, 24 de julho de 2012

coisas inexplicáveis

Houve quem, numa aula de marketing, me tivesse explicado que quem compra revistas são maioritariamente mulheres. Não sei se essa verdade se mantém, sobretudo em época de crise e de homens a manterem mais empregos que as mulheres. O certo é que nunca percebi por que razão é que a maioria das capas das revistas, especialmente as dedicadas ao público feminino, eram com mulheres. Sempre em poses e com olhares fatais, tentadores, provocadores.Pergunto-me se a aposta nessas imagens de mulheres tentadoras para outras mulheres foi consciente e, se em algum momento passou realmente pela cabeça dos editores que estavam a educar a geração lésbica mais out e chic de toda a história conhecida.
Mais inexplicável que a obsessão absurda de mulheres coquetes e desafiadoras (que depois se querem castas e entediantes em casa..) nas capas das revistas femininas e masculinas, são os anúncios de rapazinhos desajeitados, gorduchos, atacados de acne, feiosos e com falta de confiança que ficam a babar pelas meninas de tanga reduzida que gostam de cerveja gelada, desodorizante masculino e carros que os gajos gostam de ter. Que diferença há entre a objectificação da menina da playboy e da playmate que supostamente farão os meninos mal sucedidos correr para as casas de banho (onde a actividade não é propriamente o alívio intestinal), e a dos rapazinhos pouco cool que se babam com aquilo que não é obviamente para eles?

quinta-feira, 19 de julho de 2012

faunos à espreita?

Não é o Karate Kid, mas o Tio Sam com medalhas nos mamilos, digno de figurar em qualquer ousado desfile pelos direitos lgbt. Uma escolha no mínimo interessante, esta do The Economist, para mais uma ronda de lamúrias sobre a economia dos States e o vírus altamente contaminante da velha e alquebrada economia europeia o artigo lê-se aqui). Alguém terá ainda pachorra para o discurso eu não fui dos cérebros estado-unidenses sobre a culpa do euro no esquema de pirâmide que eles próprios inventaram para vender casas, seguros e hipotecas das mesmas, e levar a economia global ao estado de falência em que se encontra? A economia made in USA está robusta como o power body do hunk que posou para a foto de mamilos decorados? Mas a cabeça, decorada com uma barbicha de velho bode quer dizer o quê? Que o fauno não é o que parece? E acham que não sabemos? Que outros esquemas Ponzi, Matrix e piramidais vão lançar a seguir as Moodys do Novo Mundo? Muitos deméritos para esta chalaça do The Economist.

terça-feira, 17 de julho de 2012

boas notícias

Foto MMFerreira
As boas notícias são que há um cachorro vega na roulotte de cachorros quentes da Boca do Inferno, em Cascais. A cerveja não é suficientemente fria, mas a vista compensa. A música é massacrante, mas às vezes pára. Vêm-se cargueiros e veleiros ao largo, gente a passar para lá do sinal de Perigo de derrocada, colocado bem à frente da falésia, para ir fotografar a fazer equilíbrio em rochas instáveis e de preferência de chinelitos a escorregar no pé. Se pusessem lá um sinal a dizer Cuidado com a crise, era igual. Ninguém ligava. Não me surpreende pois que, mesmo com telejornais apocalípticos vinte e quatro horas por dia, ninguém se rale verdadeiramente com a economia em jeitos de equilibrista barata de circo de quinta categoria. A vista é boa, o País está de férias e não precisamos de melhores notícias. Os incêndios criminosos já disputam manchetes e aberturas de noticiários, mas há tanta festa alive e super qualquer coisa, com tanta gente famosa, bonita e bem vestida, que nada pode estar verdadeiramente mal. Em três quartos de hora a mastigar salsichas com molho picante, batata-palha e cebola frita, a acompanhar a cerveja quase fresca em copos de plástico que não se aguentam com o vento, sete pessoas passaram o sinal de derrocada para fotografar as rochas do Inferno e nenhuma caiu por ali abaixo. O Universo tem, definitivamente, uma tendência para o equilíbrio.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

bandeiras

foto MMFerreira
Gosto de bandeiras e desta muito em especial. Sempre achei feliz a combinação verde e vermelha. Tem uma boa vibração, energia, é jovem e sempre me cativou. Também gosto da esfera dourada, a lembrar valores e tesouros que vivem dentro de nós e, apesar de nunca ter sido católica em menina, entendo a simbologia das quinas e simpatizo com o que representam. Nunca me fez confusão vestir de vermelho e verde e nunca entendi a relutância de algumas pessoas em misturar as duas cores. "Pareces a bandeira", atirado como um estalo, foi coisa que nunca entendi. Que mal poderá advir de combinar na roupa as cores de um símbolo nacional? Nunca achei que fosse coisa de mau gosto, visto que esse é relativo e o pior mau gosto são determinadas imposições.
Acho mal que só nos lembremos da bandeira quando jogam os ronaldos e os figos desta vida, acho mal que se tenha de vergonha de abraçar o que se é. Acho que andamos demasiado preocupados com a vergonha e não levantamos os olhos vezes suficientes para vermos as cores da bandeira que nos inspira e seguir o seu exemplo, flutuando livremente ao vento, longe de gente de verdadeiro mau gosto e ministros cinzentos que preferem apostar em todos os subornos e chantagens exteriores, em vez de apostar na gente e no País que já têm.


segunda-feira, 11 de junho de 2012

re-age!

Reagir: exercer reacção, lutar, resistir. Ou será repetir a re-acção? É que a vida, tal como nos é vendida, é só mesmo um elaborado conjunto de reacções. Reagimos sobretudo às complicações da vida. Uma vida que não é exactamente nossa, mas um modelo para dentro do qual deslizamos sem nos darmos contra. Repetir diariamente, mensalmente, anualmente as mesmas tarefas, burocracias, obrigações e até distracções. Que tempo nos fica para pensar e agir por moto próprio? Re-agimos, reptimos acções, queimamos o nosso tempo num calendário que não é nosso. A quem ou a quê aproveita tanta reacção? E quando é que agimos?

quinta-feira, 7 de junho de 2012

mandala por Portugal

Por que é que o mal nunca ganha? Não é uma pergunta-quizz e a resposta também não é para explicar o happy end de um filme norte-americano. O mal nunca ganha porque todos os actos atraem acções do mesmo tipo. O futuro do bem está, por isso, sempre garantido. Do lado do bem. Isto é uma mandala serena por Portugal.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

rumores de um grão de areia

Não é o Apocalipse/Revelação, não são as fileiras redentoras do Quinto Império, nem a justiça de um qualquer deus de saco cheio de promessas por cumprir. É apenas a relação de causa e efeito do que tem vindo a acontecer nos últimos anos. Nem sequer é o triunfo das teorias da conspiração, que já há muito escapou do controlo e das mãos dos conspiradores. Essa é a beleza da imperfeição: nenhum sistema é seguro, porque uma única pessoa, uma única cabeça, uma única vontade pode acender um rastilho de incalculáveis proporções. E salvé, ó deusa eterna da imponderabilidade. O mundo é e sempre foi do grão de areia.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

justiça

A única coisa verdadeiramente em crise a nível global é a Justiça. Por alguma insondável razão, as pessoas que neste momento se concentram a dar forma a esta nova Idade Média, subjugando biliões de pessoas a uma nova escravatura, acreditam que vão sair para sempre impunes dos seus crimes.
Porque é crime sujeitar um ser humano a uma vida de sofrimento e exploração, sem lhes dar sequer a oportunidade de acreditar que há outras formas de existir. É crime retirar toda a forma de subsistir e de esperança, de se defender e de ter uma participação activa nas decisões para a sua vida.
A conjuntura não explica mais do que a capacidade de uns milhares subjugarem todos os outros. E de terem organizado um sistema de leis em que as suas acções não são jamais sancionadas, enquanto tudo o que seja da livre iniciativa dos outros esteja limitado por regras incapacitantes.
A Justiça é a maior executada neste sistema imaginado para produzir o terror e inibir o livre arbítrio. Caiu nas mãos de uma gigantesca operação de marketing e é fuzilada todos os dias por milhões de regras criadas para a manietar e a lançar contra aqueles que deveria defender.
Precisamos de uma OPA sobre a Justiça, orientada para os desclassificados do sistema, de forma a que se crie uma corporação de direitos que sirva de facto o indivíduo e não essa gigantesca máquina neo-feudal que já ninguém governa nem sabe como parar.

terça-feira, 22 de maio de 2012

os xamãs de hoje

Artwork by MMFerreira
 Na secura do materialismo dos dias de hoje, os artistas são os únicos xamãs aceites e autorizados pela sociedade. Repositórios de conhecimentos esquecidos e ligações misteriosas com mundos paralelos de imensa riqueza, materializam-nos em manifestações artísticas que nos devolvem visões surpreendentemente belas, equilibradas e arrebatantes da realidade.
Em oposição a quem considera a arte fútil e inútil, quando vejo as multidões que acorrem a concertos, espectáculos e outras realizações criadas por gente capaz de ver e viver além da parca economia de sobrevivência, regozijo-me sempre com a eterna capacidade para sonhar e reinventar a realidade de que são capazes os artistas.
Toda a gente sabe que a arte não dá de comer porque o ouve repetidamente ao longo de toda a vida. No entanto, poucos são os que resistem ao arrebatamento de uma canção, de uma representação, de uma pintura, de palavras ditas e escritas.
É magia, sim, essa forma de comunicar com o que dentro de nós explode quando se encanta com uma peça artística. É magia essa coisa de pegar em sentimentos, objectos inertes, irracionalidades e transformá-los em coisas que fazem sentido, sendo embora intraduzíveis mesmo quando é nas palavras que desenrolam a beleza pela qual todos suspiram.
É magia essa capacidade de apelar com tanta autoridade ao que dentro de cada ser humano grita por algo mais.
O artista é o xamã que, com olho mágico, escrutina a alma e arranca dela ansiedades incontroláveis, desejos profundos, novas visões. Momentaneamente despojado das amarras materiais, mergulha no inconsciente colectivo como um caçador de pérolas para trazer à superfície minúsculas porções de riqueza.
Pode passar uma vida inteira sem o reconhecimento material do seu trabalho ou dos seus pares, mas dedica teimosamente toda a sua energia ao que é a sua função nesta vida. O seu trabalho aparentemente irracional e louco completa lacunas e é em geral tolerado. De vez em quando, censurado, porque também há quem nele intua a capacidade de uma arma. Não das que tiram vidas, mas das que a renovam e revolucionam.
Sem o peso do controlo humano que onera crenças e religiões, o xamã-artista circula quase livremente entre nós, contribuindo decisivamente para a contínua transformação de ideias e conceitos. É um visionário cujo rótulo de inutilidade é, de facto, o seu melhor escudo contra o controlo do estabelecido.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

hoje, o foco

Artwork by MMFerreira
Hoje fiz umas curvas e acabei por reencontrar um caminho. Com facilidade, diga-se. Basta olhar em volta, identificar, enumerar e verificar que padrões nos chamam mais a atenção. E hoje foram estes, em laranjas, amarelados, cremes e verdes. É fácil deixar fugir uma ideia central quando tanta coisa à nossa volta parece empenhada em distrair-nos do foco principal. Afinal, não é nada do que está à volta. É apenas falta de foco. Somos nós que temos de agarrar uma ideia e mantê-la sob apertado controlo. E todo o caos se organiza como por milagre à nossa volta.